Buscar

A importância da Renovação.

Por Gerson Luiz Zimmer.


Observando a natureza, ela tem seus ciclos, são 4 as estações do ano, cada uma tem a sua função, quando estas não estão em harmonia o desenvolvimento da natureza fica perturbado, varias intemperes se apresentam, na busca para regular o sistema.


Na vida humana também temos fases, nascemos, crescemos nos desenvolvemos e morremos. Este é o ciclo natural. A questão é o quanto eu estou me renovando para poder seguir me desenvolvendo para não morrer prematuramente?


Nas organizações as fases também se apresentam como um ciclo natural, quando ela não se atualiza, não se movimenta em direção ao novo, ela fica obsoleta, quando fica obsoleta, acaba sendo naturalmente expulsa do mercado pela concorrência ou por novas tecnologias que tornaram ela sem sentido, não tendo mais clientes ou prosperidade e naturalmente acaba morrendo. Isso tudo é natural.


A questão é se é natural os ciclos, eu estou me renovando? Eu estou inovando?

Ou eu sou um freio de mão? Uma resistência a mudança. Estou fazendo as mesmas coisas das mesmas formas sem pensar no que tenho que mudar?


Na natureza temos o outono e o inverno que seriam os momentos de recolhimento, muitas vezes ai vem o processo de poda, para poder dar uma nova energia no ciclo de crescimento que é natural, isso na natureza. No mundo econômico isso se apresenta pelas crises quando temos que fazer os ajustes que não foram feitos antes. Ai temos que nos renovar por obrigação ou sobrevivência. Mas poderíamos ter feito isso antes de forma harmônica com menos impacto.


O que move a Renovação?


Nos deparamos com os desafios para a renovação em várias áreas da vida: no trabalho, na organização, na carreira, no relacionamento, mas também na saúde física e mental. Cada organismo e cada organização vive da renovação e inovação. Sem elas, se corre o risco da deterioração. Assim, a inovação está a serviço da vida.

«Sem a renovação constante a organização se desintegra. A renovação está a serviço da vida e da sobrevivência. Assim a liderança também está a serviço da vida.» -

Thomas Wittig


Num mundo em constante mudança, o desenvolvimento pela liderança de uma compreensão sistêmica assume uma relevância cada vez maior. As dinâmicas da vida, uma vez compreendidas, nos dão uma linha mestra para entender e saber como conduzir os processos, para obtermos melhores resultados e a satisfação de todos os envolvidos. Compreender os desafios e movimentos da vida e suas dinâmicas em especial nas relações e o vínculo com as organizações, mercado, stakeholders e como as relações se estabelecem.

É no encontro de ideias, valores e culturas diferentes que se cria um novo campo com grandes oportunidades e também tensões para gerar inovações e renovações para que possamos transformar este mundo num lugar melhor para se viver.

Gerson Luiz Zimmer

Master Coach Trainer

Master Trainer em PNL

Formado em Administração e Direito

Pos Graduado em Gestao empresarial e em Psicologia Transpessoal

MBA em Marketing

CEO da NION Desenvolvimento de Pessoas e Organizações

0 visualização

NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram