Aos meus pais, palavras mágicas!

Por René Schubert


"A vida chega aos filhos através dos pais.

Quando o filho honra profundamente este fato e sente gratidão por isto, todas as queixas parecem desvanecer-se."

Bert Hellinger



A partir do trabalho terapêutico das Constelações Familiares desenvolvidas por Bert Hellinger surgem diversos conceitos e posturas que buscam trabalhar a serviço da harmonização dos vínculos e trocas relacionais dentro de um sistema familiar.


Basicamente um sistema familiar é formado pelo pai, mãe e seu filho, filha. Nascidos e não nascidos. Claro que em um olhar ampliado sabemos que o pai tem os seus pais e a mãe também aos seus pais. Ou seja, a partir de nós, filhos, há uma sequência de familiares que nos precedem e graças aos quais estamos aqui agora presentes. Muitas vezes desconhecemos historias e percursos de nossos antepassados, até mesmo de nosso pai ou de nossa mãe, mas estas informações e fatos agem sobre nós também independentemente se as conhecemos ou não.


Na estrutura familiar muitas vezes encontramos relacionamentos difíceis, trocas interrompidas, silêncios constrangedores e afetos doloridos como mágoa e rancor. Muito disto pode ter uma história anterior longa, ou pode ser um episódio recente.


Bert Hellinger aponta que nas nossas relações familiares há certas palavras que tem um efeito mágico sobre as relações e que por vezes estão em desuso ou foram esquecidas. São as palavras Gratidão, Por favor e Sim. A elas é auferido esta característica mágica pelo seu efeito quando pontualmente utilizadas. Como por exemplo quando olhamos para nosso pai e dizemos: “Sou grato por tudo que obtive de você. Mesmo que tenha havido dificuldades, erros, complicações ou mal-entendidos. Sou grato!”. Ou quando falamos a um irmão ou irmã: “Por favor necessito de sua ajuda como irmão ou irmã!”. Ou ainda quando aceitamos o nosso destino familiar, por mais difícil que ele seja e por seus sofrimentos, medos e limitações, o tomamos tal como ele é e dizemos: “Sim!”


Bert Hellinger aponta que em um relacionamento de casal a sequência de palavras muitas vezes é: Sim! Gratidão! Por Favor!


No sentido de que sim, te amo tal como es. Agradeço por você ser da forma como é e me dar o que tem dado. Por favor, tenho a necessidade de você em minha vida e caminhada.

Em relação aos nosso pais a sequência de palavras é: Gratidão! Por Favor! Sim!


No sentido de agradecer a vida que nos foi dada por eles. A permissão para seguir em frente, com esta dadiva da vida e com os ensinamentos que nos foram passados, mas de uma forma honrada e livre. E sim, tomado a vida tal como ela é e utilizando nossos recursos e talentos para transformar nossa vida da melhor forma possível, para nós!


Bert Hellinger ainda aponta, tais palavras são mágicas para todas as relações!


Sugestão de ação, experimentação, realização: Isto pode ser feito efetivamente ou de forma meditativa, visualizando a ação ou talvez até pictoriamente, desenhando e/ou escrevendo suas impressões, sensações, emoções a partir desta ação.


Busque à sua mãe e ao seu pai, ou as figuras representativas de pai e mãe, e verifique se você consegue passar para eles sua gratidão pela vida recebida, pelos ensinamentos, pelos acontecimentos, e peça a benção deles para seguir adiante. Apesar de tudo, sou grato(a)!

A benção para seguir adiante de sua forma, com o seu conhecimento, seus acertos e erros, sua vivências, suas impressões e suas habilidades.


Perceba, em seu corpo, como é sua relação com eles antes de agradecer e depois.


Como toda prática, exercício, dinâmica, por vezes precisa de planejamento e tempo. O nosso tempo. Para observar, absorver e aprender com a vivência, visualização, fenômeno. E deixar reverberar...em seu tempo!



Referências para pesquisa e estudo:

Onde estão as moedas? As Chaves do vínculo entre pais e filhos – Joan Bacardi Garriga, Editora Saberes, 2011

A Simetria Oculta do Amor – Por que o amor faz os relacionamentos darem certo - Bert Hellinger, Gunthard Weber e Hunter Beaumont. Editora Cultrix, 2006

As Palavras Mágicas. Texto de Bert Hellinger, tradução do alemão feita em 2012 - http://aconstelacaofamiliar.blogspot.com/2012/06/as-palavras-magicas.html

Genograma - Árvore da vida (2019). Texto de René Schubert para plataforma Movimento Sistêmico - https://www.movimentosistemico.com/post/genograma-árvore-da-vida

Constelação familiar: impressa no corpo, na alma, no destino – René Schubert, Reino Editorial, 2019

Onde estão as Moedas? (2020) Texto escrito por Cidinha Aguilar Clemente para plataforma Movimento Sistêmico - https://www.movimentosistemico.com/post/onde-estão-as-moedas


124 visualizações0 comentário