Buscar

Constelação Organizacional: O olhar sistêmico sobre empresas e sobre a profissão

Por René Schubert.


“A meta de uma constelação organizacional são soluções. Através das constelações organizacionais se tornam visíveis soluções para um sistema. Soluções que incluem mais e levam adiante.Via de regra, os temas privados que atuam em uma empresa não são trabalhados, apenas se for solicitado. Portanto, quando todas as análises e providências não ajudam, freqüentemente o que ajuda é uma olhada no sistema como um todo, e com isso uma olhada naquilo que atua atrás das aparências. A solução é sempre uma solução para todos do sistema.”


Peter Spelter


“Pensar e olhar o mundo de forma sistêmica permite que nos conscientizemos dos mecanismos e das dinâmicas que estão presentes nos sistemas e que, normalmente, não notamos. Tais dinâmicas podem, em um determinado momento, dar-nos asas para voar e, em outro, deter-nos, paralisando-nos e nos impedindo de agir”.


Jan Jacob Stam


“Os problemas não resolvidos numa família se refletem nas empresas e na profissão”


Bert Hellinger


Da mesma maneira como as constelações sistêmicas familiares tem trazido luz aos relacionamentos familiares, também tem sido útil e pontual para empresas e organizações, que por representarem um grupo organizado de pessoas, tornam-se um sistema. Por meio das constelações organizacionais se tornam visíveis soluções para um sistema com “problemas”.


Procura-se então, dentro do sistema, soluções que incluem e levem adiante. A solução inclui a ordem, aonde cada qual tem seu devido lugar, aonde sente-se bem, aonde sente-se leve. Caso alguém não se sinta bem em seu lugar, então, via de regra, relacionamentos internos ou particulares precisam ser esclarecidos. Este esclarecimento pode ocorrer durante o trabalho de constelação organizacional.


A visão sistêmica


“Um sistema é um conjunto de elementos que estão interligados entre si numa contínua relação de mudança”.


Por outras palavras, um sistema é qualquer grupo das pessoas que regularmente trabalha, aprende, se diverte ou se relaciona em conjunto. As Constelações familiares partem do olhar sistêmico fenomenológico, ou seja, olham para os vínculos e relacionamentos estabelecidos internamente à um sistema.


Um sistema, no sentido organizacional, inclui os donos das empresas, os fundadores, administradores, gestores, funcionários, departamentos, produtos, clubes desportivos, hospitais, autarquias, governo, fornecedores, mercado, clientes, etc.

O denominador comum destas organizações é que são compostas de seres humanos. Seres humanos em contato, vinculo e troca relacional com outros seres humanos, serviços e produtos.


A Visão Sistêmica foca os aspectos das relações que estão presentes a nível inconsciente e entrelaçam nossas vidas profundamente, afetando nosso modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade, relacionamentos pessoais e empresariais, etc..

É como uma grande teia: se tocamos uma pequena parte dela, toda a teia vibra, é afetada, modificada, fazendo fluir as "informações" em todas as direções.


As Constelações familiares na esfera profissional e organizacional


Nas constelações organizacionais trabalha-se no sentido de analisar alternativas para uma alteração possível, estudar diferentes possibilidades, diagnosticar problemáticas, etc. ajudando o cliente a descobrir as melhores estratégias para implementar as soluções encontradas.


Por meio de uma utilização habilidosa das constelações organizacionais, é possível descobrir dinâmicas escondidas que se encontram em funcionamento nas organizações e empresas

As Constelações podem ser aplicar a praticamente todas as áreas dos negócios, carreira, profissão, assuntos individuais, micro-empresas, empresas familiares, etc. O interessante desta metodologia é que o cliente fica com uma imagem clara da sua situação atual, da solução possível e do caminho que deve percorrer com vista à solução. Tudo se faz de forma intuitiva e suave, o que faz com que a solução seja totalmente integrada pelo cliente e de aplicação pratica em seu ambiente profissional ou empresarial.


Alguns dos temas que comumente são abordados pelos clientes em uma sessão individual (coaching) ou workshop – olhando para as questões profissionais:


· Conflitos profissionais com chefes, colegas, empresas;

· Questões empresariais e administrativas (abertura de empresa; fracasso X sucesso; perda financeira; dificuldades na liderança; mudanças de carreira; recolocação profissional).

· Lidar com o sucesso, fracasso financeiro; o valor do dinheiro e o equilíbrio ou desequilíbrio quanto ao ganhar ou investir – dar e tomar.

· Decisões, escolhas, postura

· Trabalhar por conta própria ou ser empregado

· Responder a questões pessoais como “Devo ficar ou devo ir-me embora?”

· Conflitos, Divergências, Rupturas

· Clarificar a sua posição na organização

· Encontrar um bom lugar na empresa

· Clarificar objetivos; Supervisão

· Encontrar o equilíbrio entre a vida privada e profissional


Quando ocorre de um grupo empresarial, sócios ou donos de empresas e organizações buscam o referencial da constelação organizacional os temas que comumente surgem são:


· Análise de constituição de empresas, abertura de filiais

· Definição de uma estratégia para uma organização, ou para escolhas e decisões

· Verificação da coerência da estrutura numa organização

· Preparar negociações

· Integração após fusão ou aquisição de uma organização ou empresa

· Gestão de projetos e metas

· Estudo de marcas e produtos

· Empresas Familiares; Herança

· A criação ou desenvolvimento no mercado de uma nova empresa

· Olhar sobre o funcionamento de uma empresa - Análise de estruturas organizacionais (investigação de disfunções e criação/revisão de estruturas mais efetivas)

· Gestão de conflitos nas organizações

· Analisar o processo de decisão em todas a áreas de negócio

· Ver os efeitos sistémicos “interativos” nos diferentes departamentos de uma empresa

· Processos de recrutamento e seleção, e desenvolvimento de funcionários (carreira)

· Testar a eficácia de importantes passos ou mudanças numa organização

· Ferramenta de supervisão para consultores de empresas: focalizando essencialmente no consultor, para que melhor possa lidar com o pedido do cliente.


Algumas vantagens desta abordagem terapêutica no campo organizacional:


· Nova maneira de diagnosticar situações, solucionando-as mais rápida e efetivamente do que por meio da análise de situações isoladas;

· Olhar total sobre o sistema, possibilitando um panorama ampliado das situações e sobre o que realmente deve ser focado na busca por soluções;

· Análise da interação entre os elementos do sistema e deste como um todo, possibilitando ampliação da consciência e intuição;

· Utilização de pouca informação descritiva e redução da complexidade das questões em pauta;

· Procura-se pelo equilíbrio do sistema, testando os efeitos de ações possíveis e proporcionando ao cliente insights sobre as estratégias a tomar sobre a sua questão;

· Diversas outras possibilidades de aplicação, descobertas desde a primeira utilização do trabalho.



Referência Bibliográfica


Bert Hellinger: Themenbezogene Unternehmens Beratung - Hellinger Publications

Bert Hellinger: Ordens do Sucesso - Editora Atman

Diversos Autores: O Mundo das Constelações – Editora Conexão Sistêmica Jan Jacob Stam : A alma do negócio – Editora Atman Klaus Grochoviak: Constelações Organizacionais – Editora Cultrix Bert Hellinger Home-Page: https://www.hellinger.com/pt/pagina/ Constelação Familiar com Rene Schubert: http://aconstelacaofamiliar.blogspot.com.br

0 visualização

NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram