Processos de Divórcio


Por Ana Carolina.


"Há anos advogando especialmente com famílias e acompanhando casais pelas Constelações Familiares, acredito que esta frase traduza a percepção que tenho dos processos de divórcio.


Advogar com famílias para alguns é considerado uma tarefa “exaustiva” e sem êxito, eis que são muitas as dinâmicas envolvidas em uma separação. No entanto, quando você observa cada cliente sistemicamente, respeitando e compreendendo as escolhas que fizeram aquele casal chegar ao ponto final, muita coisa muda.


Assim como Bert fala que nos primeiros minutos de conversa as almas já sabem que aquele será o companheiro, e Garriga diz que é no início da relação que se estabelecem as primeiras “regras” que guiarão a dança do casal. Tenho absoluta certeza que a separação também ocorre primeiro na Alma.


Quando um casal se desconecta, o corpo físico se afasta, os gritos são proferidos ainda que estejam um lado do outro, pois a alma já os vê longe.


Eles seguem este movimento e juntos desconstroem a relação. Não existe somente um culpado, existem duas pessoas trabalhando para que aquilo aconteça. Percebam que se questionarmos um casal, cada um apresentará sua dor de forma diferente. Um processo de separação seja juridico ou sentimental nunca é superficial. Naquele momento se vive o luto de uma pessoa viva. Se mexe com a sobrevivência de uma família, com crenças, expectativas e frustrações. Muitas vezes atendo casais que simplesmente estão juntos para se fazerem mal mutuamente. Questionados, já não sabem porque mantém a relação, talvez apenas para sustentar vícios emocionais. Outros, amam-se cegamente e por amarem-se tanto destroem aquilo que tem de mais bonito. Advogar para famílias é ter o mais frágil dos “materiais humanos” como instrumento de trabalho. É acompanhar tudo o que é, para auxiliar na reconexão destas almas tornando mais leve este processo. Pois aqueles que partem deixam um pouco de si, e levam um pouco de nós. "


Ana Carolina LisboaAdvogada na Costa e Lisboa Advocacia e Direito SistêmicoInstituto Elo - institutoelors@gmail.com

101 visualizações

NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Contatos: