Buscar

Refletindo os tempos de Coronavirus - Covid19.

Atualizado: Mar 24

Por Fatima de Oliveira.


Nesses tempos de medo, ansiedades e incertezas por conta do Coronavirus - Covid19, estamos diante de um trauma coletivo sem fronteiras e jamais visto em nossa geração. O nosso corpo tende a responder e ser comandado pela nossa primeira estrutura de cérebro: o Reptiliano que é responsável pela FUGA ou ENFRENTAMENTO, sendo a sobrevivência o foco principal. Segundo a autora Glaucia Paiva, "...quando estamos em estado de ameaça, o centro do nosso corpo se fecha e toda a força de sobrevivência vai para nossas extremidades, para o estado de Fuga e Luta, e assim, ficamos menos perceptivos, menos inteligentes e menos intuitivos. O único foco é sobrevivência". Dessa forma, podemos ter reações extremas que vão desde a agressão a tomadas de decisões insanas por serem impensadas.

Temos o nosso cérebro divido em 3 grandes unidades, interdependentes, funcionais e distintas. Cada uma dessas, representa um extrato evolutivo do nosso Sistema Nervoso:

1) O Cérebro Reptiliano ou Tronco Cerebral

Esse primeiro nível de estruturação cerebral é capaz apenas de elaborar reflexos simples, o que ocorre também em répteis, como jacarés por exemplo: em seu estado liga/desliga, por isso a denominação de reptiliano.

É o cérebro do instinto, tem como característica a garantia da sobrevivência do ser e também é responsável pela regulação das funções e sensações primárias como: fome, sede, sono, etc.

2) O segundo grande Cérebro é o: Cérebro Límbico ou Cérebro Emocional que é responsável por controlar as nossas emoções, ele estrutura o controle do comportamento emocional. É o cérebro dos mamíferos inferiores que também conta com os núcleos do cérebro do reptiliano. Também é responsável pela motricidade grossa e pela memória (hipocampo).

3) O Cérebro Neocórtex ou Cérebro Racional ou Novo Cérebro, é dividido em regiões:

- Lobo Frontal – Responsável pela estruturação do pensamento, programação e planejamento das necessidades pessoais e a emoção do indivíduo.

-Lobo Parietal Responsável pelas sensações: dor, gustação, tato temperatura, pressão.

-Lobo Temporal – É relacionado com a audição possibilita o reconhecimento e intensidade de sons. Tem um papel no processamento da memória e emoção.

-Lobo Occipital – Responsável pelo processamento da informação visual.

-Lobo Límbico – Responsável por alguns aspectos do comportamento emocional e sexual e com o processamento da memória.

O Cérebro Racional é o que diferencia o homem dos demais animais. Somente a partir da presença do neocórtex é que o homem consegue desenvolver o pensamento subjetivo, abstrato e tem a capacidade de gerar criações/invenções. O novo córtex são áreas mais evoluídas do cérebro capazes de toda a estruturação para os nossos pensamentos mais elaborados.

Devemos nessa fase ter a clareza que se ficarmos envolto apenas de notícias de Coronavirus estaremos prejudicando nosso corpo e toda a nossa imunidade, desta forma, tenha em mãos um protocolo de segurança que faça você estimular suas outras regiões cerebrais.

Leia um bom livro, escute sua música favorita, dance, programe uma atividade em casa, veja álbuns, MEDITE, assista um bom filme, brinque com seus filhos ou pets, faça chamadas de vídeo para as pessoas queridas. Se suas atividades podem ser realizadas em homeoffice não interrompa, e veja tantas outras atividades que possa lhe dar prazer e lhe ajudar a não estimular hormônios de estresse para o seu corpo.

Fátima de Oliveira é Psicoterapeuta e Consteladora Sistêmica

Site: https://fatimadeoliveira.com.br/

0 visualização

NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram